O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) acompanha com preocupação a saída da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e a nomeação de Juracy Cavalcante Lacerda para o cargo.
Essa mudança reforça a política do GDF de avançar com a terceirização e privatização dos serviços de saúde, em prejuízo dos profissionais da área e da população que depende do SUS.
A falta de autonomia da antiga secretária para conduzir ações essenciais da pasta já era evidente, especialmente no que diz respeito à recomposição salarial dos servidores da saúde, sistematicamente barrada pela Secretaria de Economia: e a recente criação do Comitê Gestor de Saúde é prova disso.
Essa troca apenas escancara a estratégia do governo: sucatear o serviço público para justificar a entrega da saúde ao setor privado. O famoso “precarizar para privatizar”
O SindMédico-DF reitera sua defesa intransigente do SUS e dos médicos e dos demais servidores da saúde, que garantem o atendimento à população, mesmo em condições precárias, como essas que temos acompanhado nos últimos anos.
Seguiremos atentos às ações da nova gestão e cobraremos medidas que fortaleçam a rede pública.
A privatização da saúde pública não será aceita!