Carta aos médicos anestesiologistas do Distrito Federal

Carta aos médicos anestesiologistas

Prezado(a) Médico(a) Anestesiologista do Distrito Federal,

Convidamos você a se juntar ao movimento grevista “Valorize o Médico do SUS”, organizado em conjunto com o SINDMÉDICO. A Anestesiologia desempenha um papel essencial na rede de atenção à saúde e compõe uma das grandes forças do SUS-DF, atuando em diversas áreas, como cirurgia, emergência, obstetrícia, hemodinâmica e gastroenterologia.

As defasadas condições salariais e precárias condições de trabalho resultam na falta de profissionais médicos na SES-DF, o que atinge mais gravemente trabalhadores da Anestesiologia. Em maio de 2024, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reconheceu um déficit de cerca de 150 anestesistas na rede pública e contratou, de modo terceirizado, cerca de 48 mil procedimentos de anestesia em cirurgias eletivas para os próximos 12 meses.

Nessa modalidade de contratação, há uma regressão em termos de garantia de direitos trabalhistas já conquistados, por representar um mecanismo de flexibilização de vínculo de trabalho com o empregador, a Secretaria de Saúde do DF. Tal processo elimina elementos fundamentais na caracterização da atratividade do serviço público: a seguridade social e a estabilidade financeira e de vínculo empregatício.

A partir dessa análise, indicamos a legitimidade das reivindicações de médicas e médicos anestesistas frente ao cenário de ameaça à carreira pública da Anestesiologia. Assim, a categoria médica em greve defende a exclusividade de vínculos estatutários para o suprimento da demanda por anestesistas na rede pública de saúde e luta por recomposição salarial, melhores condições de trabalho e, de forma ampliada, pela reconstrução do SUS no Distrito Federal.

Além da participação nas atividades presenciais em turnos em que não estiverem escalados, a adesão da Anestesiologia à greve se dá por meio da interrupção de procedimentos eletivos. Se, em um mesmo plantão de trabalho, há a realização de procedimentos de urgência e eletivos, o médico Anestesiologista deve ir trabalhar, porém apenas realizar procedimentos anestésicos de urgência e emergência. A greve é um direito de todo médico e, na atual crise sanitária vivenciada no Distrito Federal, é um dever ético.

Colega Anestesiologista, junte-se à greve!

Atenciosamente,

Comando de Greve SindMédico-DF