Sessão Solene homenageia Dia do Médico

Médicos, estudantes, dirigentes de entidades de classe e parlamentares celebraram o Dia do Médico e lançaram a Frente Parlamentar da Medicina (FPMed)

Mais respeito para os médicos por parte dos governantes em todas as instâncias, mais politização da classe médica e valorização do trabalho do profissional da medicina e do Sistema Único de Saúde foram as palavras de ordem na Sessão Solene do Dia do Médico realizada por iniciativa dos deputados Izalci Lucas e Mandetta, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira, 18.

“A categoria tem enfrentado muitas adversidades e é importante reconhecer o trabalho desses profissionais que se desdobram, muitas vezes sem condições de trabalho e com baixa remuneração, para promover uma saúde de qualidade à população”, afirmou o deputado Izalci Lucas, que presidiu a Sessão Solene.

Izalci fez a entrega de diplomas em homenagem a professores indicados por estudantes das faculdades de medicina do Distrito Federal: Parizza Ramos de Leu Sampaio e Antônio Carlos de Souza, da Universidade Católica de Brasília (UCB), Nivaldo Pereira Alves, do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e Andersen Charles Daros, da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Centra (FACIPLAC).

Lançamento da FPMed

Nesse mesmo evento, foi lançada a Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), que pretende colocar a medicina na pauta de debates do Congresso e terá como presidente o deputado Mandetta. O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, compôs a mesa, ao lado dos deputados, do presidente do Conselho Regional de medicina do DF, Jaime Zapata, do presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Darze, do presidente da Federação Médica Brasília, Waldir Cardoso, e do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, João Maurício Barretto.

Representantes de sociedades de especialidades, conselhos e sindicatos e parlamentares médicos também prestigiaram o lançamento da FPMed. Ao comentar as dificuldades enfrentadas pela classe médica e as posturas que os governos têm tido em relação a esses profissionais. “Não se faz medicina só com médicos, mas não se faz de jeito nenhum sem eles”, destacou.

Ele também conclamou as entidades à união e chamou a atenção para a necessidade de conscientização dos médicos de que a participação na política é indispensável para a defesa dos interesses da categoria e da saúde pública brasileira. “Estamos celebrando o exercício da atividade, celebrando o cuidado com a vida e organizando a categoria para enfrentar os desafios do exercício profissional e da reconstrução das políticas públicas focadas no paciente”, afirmou o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.

 Confira a matéria em vídeo sobre a solenidade do Dia do Médico:

 

Veja a íntegra da Sessão Solene do Dia do Médico e lançamento da Frente Parlamentar da Medicina na transmissão da TV Câmara:

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS